ONDE GUARDAREMOS ESTE INSTANTE DE ALEGRIA?
E se enviássemos um cartão-postal que, no futuro, pudesse animar o nosso presente, que imagem seria capaz de guardar um instante de alegria? Em 1839, o mundo foi apresentado à fotografia e, desde então, entre a ciência, a arte e a magia, perseguimos a utopia de guardar o tempo. Nesta convocatória, desejamos reparar na pausa que inspira o movimento. Que alegria consegue seguir luminosa em uma imagem para que possa, um dia, trazer o fôlego necessário para seguirmos em frente? Ao lançar esta convocatória, encontramos o poeta que nos lembra que “melhor se guarda o voo de um pássaro, do que um pássaro sem voos”. Antonio Cícero diz que é para isso que se escreve, que se publica, para “guardar o que se quer guardar”. Acrescentamos: é para isso que fotografamos.
Selecionamos 30 respostas para este desafio coletivo, cotidiano e político, que é guardar a alegria. São 30 instantes capazes de mover a vida, o sonho e o tempo. Enquanto você lê esta pergunta e observa cada instante, algumas fotografias devem voltar na memória ou na imaginação. Uma delas lhe fará abrir um sorriso para voar, uma vez mais.
Sobre a convocatória
Com o objetivo de mapear a produção contemporânea no Ceará, o SOLAR abriu uma convocatória para autoras e autores cearenses participarem da exposição “Onde guardaremos este instante de alegria?”, com curadoria de Iana Soares e Fernanda Siebra, que ocorre na Estação das Artes, em Fortaleza, durante a terceira edição do Fotofestival. Por meio de chamadas públicas, realizamos as mostras Miragem (2018), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e Horizontes Desejantes (2022), com curadoria de Alexandre Sequeira e Iana Soares. Ao longo das três edições, 80 projetos fotográficos foram exibidos.
A exposição é realizada pelo Fotofestival SOLAR, em parceria com a Estação das Artes, o Instituto Mirante e a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (RECE).
CURADORAS
Iana Soares
Fortaleza, 1986. Jornalista, fotógrafa, professora e gestora cultural. Tem interesse nas relações entre a palavra e a imagem, a literatura e a fotografia, o real e a imaginação. Tem mestrado em “Criação Artística Contemporânea” na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, na Espanha (2015). Concluiu Especialização em Escrita Literária, no Centro Universitário Farias Brito (2019). Atualmente é assessora de Formação do Instituto Mirante de Cultura e Arte. Foi Gerente de Educação e Formação do Museu da Imagem e do Som do Ceará. Coordenou o Programa de Fotopoéticas e o Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes. Foi editora do Núcleo de Imagem e articulista do Grupo de Comunicação O POVO. Faz parte da equipe de criação e coordenação geral do Fotofestival SOLAR.
Fernanda Siebra
Crato, 1989. Fotógrafa, pesquisadora e jornalista. Acende palitos, investiga cascas e maneiras de contar o tempo. Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, as origens do fotojornalismo brasileiro a partir de imagens da Seca no Ceará no século XIX. Atualmente é fotógrafa do Instituto Mirante de Cultura e Arte. Foi fotógrafa e editora do Núcleo de Audiovisual do Sistema Verdes Mares. Participou do 72o e 75o Salão de Abril (2021/2024), no Festival Solar (2018 /2022), no Maré Fotofestival (2020) e no Festival Efêmero (2021/2023). Compõe o Painel da Fotografia Cearense Contemporânea e o Projeto Maracatu Rito e Ritual (2020/2021).
arth3mis
arth3mis
@arth3mis
Vive, trabalha e lança flechas da cidade de Fortaleza-CE. Artista visual, produtora cultural e audiovisual, arte educadora. Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE, colaboradora da biblioteca comunitária Livro Livre Curió e da casAvoa - Museu Comunitário.
Beto Skeff
Beto Skeff
@betoskeff
Beto Skeff é fotógrafo, com participação nos principais festivais de fotografia. Vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez e do Prix Photo Alliance Française, foi finalista do Prêmio Diário Contemporâneo e do Festival Internacional de Paraty. Seus trabalhos integram exposições importantes, como o 75º Salão de Abril e o Foto Festival Solar, além de festivais como Tiradentes, FestFoto POA e Paranapiacaba. Desde 2015, realiza o Qxas - Festival de Fotografia do Sertão Central, fortalecendo a fotografia no sertão.
Brenda Freitas
Brenda Freitas
@lbrendafreitas
Movida pelo interesse no campo de criação poética, me utilizo da fotografia como meio para um processo íntimo de descoberta de mim, investigando para além das aparências visíveis, a profundeza das coisas cotidianas. Atualmente tenho me dedicado às produções autorais e documentais, integrando o grupo coletivo de fotografia "Sol para mulheres", em Fortaleza-CE.
Bruno Flor
Bruno Flor
@jardimdoseuflor
Bruno Flor é artista botânico e biólogo. Usa da fotografia como uma das principais linguagens de seu trabalho, em conjunto com a performance, a escultura, a biologia e a botânica. Mantém há 8 anos um ateliê dedicado a sua própria investigação artística e a receber artistas convidados, onde desenvolve exposições, mentorias e oficinas. Colaborou com espetáculos, filmes e projetos de artes visuais.
Celso Oliveira
Celso Oliveira
@celsoliiveira
Celso de Oliveira Silva começou a fotografar em 1975 enquanto trabalha como assistente de laboratório no Estúdio Fotografismo e Artes, no Rio de Janeiro. Em seguida, transfere-se para São Paulo e inicia a carreira de fotojornalista, colaborando em diversos jornais e revistas como Veja, IstoÉ, Visão, Tênis Esporte e O Globo. Em 1980, muda-se para Fortaleza, onde integra a equipe coordenada por Chico Albuquerque (1917-2000) no jornal O Povo e participa do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz. Na capital cearense, junto com o fotógrafo Tiago Santana (1966), em 1994, cria a agência e editora Tempo D'Imagem, com o objetivo de desenvolver ensaios documentais e livros de fotografia. Seu trabalho está...
Dayane Araújo
Dayane Araújo
@dayaraujo
Cearense com formação em design de interiores e narrativas e poéticas visuais pela Escola Porto Iracema das Artes, fotógrafa e editora, publicou o fotolivro Fresta em 2021. Interessa-se em vulnerabilidades da mente, pelo corpo em seus interstícios sendo passagem e paisagem, fotografia do ordinário e íntimo autobiográfico e escavação de arquivos fotográficos. Coidealizadora do Efêmero Festival Experimental de Fotografia, premiada no Mulheres Luz e no Prêmio DocF, participou de mostras na TAC - Temporada de Arte Cearense 2022, diversas mostras e publicações coletivas no Brasil e alguns países da América Latina.
Deivyson Teixeira
Deivyson Teixeira
@deivyteixeira
Formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela instituição Faculdades Nordeste (FaNor), atua no mercado há sete anos e desde o início buscou retratar elementos humanizados a partir do cotidiano. Trabalhou no Jornal O Povo como Fotojornalista de 2009 a Janeiro de 2015. Deivyson teve seu trabalho comentado no Site Galeria da Rua, participou de inúmeras exposições no Centro Cultural Dragão do Mar, local onde integrou a equipe de Assessoria de Comunicação como Fotógrafo Oficial do Centro. Entre alguns eventos locais, destacou-se pela participação em: “Retrovisor” (2007), “Fotojornalismo: A Notícia como Arte” (2011), “Somos Todos...
Fabio Lima
Fabio Lima
@fabiolimafotojornalismo
Fabio Lima, nasceu em São Paulo no ano de 1971. Em 1994, iniciou sua carreira no fotojornalismo, trabalhando em duas revistas e um jornal semanal na área de publicidade, onde cobriu por três anos o festival de Cannes de filmes publicitários, no sul da França. permaneceu nestes veículos até 1997, nesse mesmo ano veio para Fortaleza e começou a trabalhar para o jornal O Povo. Em 1999, ganhou seu primeiro prêmio na categoria fotojornalismo pela A.C.I., já em 2000, ficou entre os finalistas no prêmio Ayrton Senna de fotojornalismo, de âmbito nacional, logo depois, foi enviado para a Austrália para cobrir as olimpíadas de Sidney. Em 2003 ficou em primeiro lugar no pr&e...
Felipe Camilo e Karlo Artur
Felipe Camilo e Karlo Artur
@felipecamilo
Negro. Artista, educador e pesquisador cearense com enfoque em fotografia, cinema, antropologia visual e relações étnico-raciais. É doutor em ciências sociais. Dirigiu documentários e é autor dos fotolivros Perecível e Poço 115 - um álbum imaginário. Participou da Fotográfica Bogotá 2019, da coletiva Se Arar na Pinacoteca do Ceará e de Negros na Piscina no Solar Fotofestival 2022. Atua na Escola Porto Iracema das Artes. É curador do Efêmero Festival Experimental de Fotografia (2021 e 2023). ?
Karlo Artur
Coautor
Cheio de imaginação está sempre com uma corda na mão e a narrar seus programas favoritos do youtube. Desenha planos ...
Gustavo Costa
Gustavo Costa
@laroyenego
Gustavo Costa, fotógrafo, geógrafo e professor. Documentarista que transita entre a fotografia de retrato e paisagem, com trabalhos que discutem cidades, negritudes, culturas populares e periferias. Nos últimos anos, tem ministrado formações, cursos, oficinas e palestras nas principais Casas de Arte de Fortaleza e em iniciativas independentes. Compõe o núcleo de professores(as) da produtora Imagem Território.
Jane Batista
Jane Batista
@anjo.batista
Jane Batista é fotógrafa performática e poeta afro-indígena. Autodidata, desde 2020 se dedica à fotografia, usando exclusivamente seu celular para capturar e editar imagens. Com autorretratos, criou uma forma de expressão e refúgio para suas fantasias, medos e sonhos. Ela utiliza o próprio corpo, objetos cotidianos, alimentos e seu filho para explorar sua realidade e possibilidades de si mesma, como forma de resistir a julgamentos sobre corpos femininos, pretos e periféricos. Também retrata a paisagem e os moradores da praia do Titanzinho, em Fortaleza, onde vive.
Jef Castro
Jef Castro
@Jefessu @Mnemoses
Fotógrafo, historiador e arte-educador. Atua com fotografia e arte-educação desde 2019. Atualmente é mestrando em História Social pela UFC e desenvolve projetos de grafia com a luz.
Josivan Silva
Josivan Silva
@josivansilvasousa @enquadros_do_cotidiano
Josivan da Silva, fotógrafo ainda nos primeiros passos, fascinado por gente e suas relações entre si e com seu contexto.
Juscelino Bezerra
Juscelino Bezerra
@jotalino
Juscelino Bezerra (Fortaleza, 1975) vive no Rio de Janeiro. Como artista me interessa o uso da fotografia para além das memórias do patriarcado, mas como formas de descolonizar os imaginários. Participou das principais feiras de arte impressa do Brasil (Imaginária, Tijuana, ZUM/IMS), do FOTORIO e da Feira Oriente 2019 (Rio de Janeiro). Terceiro lugar no prêmio de fotolivro Festival Imaginária em 2023, faz parte do Painel da Fotografia Contemporânea Cearense 2020.
Marília Oliveira
Marília Oliveira
@mariliaoliveira0
Cearense de São Benedito, interessada em autoficção, memória, narrativa, imagem e palavra. Doutoranda em artes visuais pela UFBA e mestra em comunicação pela UFC, atualmente pesquisa imagem e imaginação, fabulação crítica, o visível e o invisível na imagem fotográfica. Tem quatro fotolivros publicados e participou de exposições coletivas e mostras no Brasil, na França, em Portugal e na Espanha. Participou de algumas residências artísticas pelo país, dentre elas; Mira Latina LAB, em 2022. Foi curadora e idealizadora da Revista NERVA, com duas edições lançadas em 2021, revista de arte que reúne trabalhos de...
Mel Guaraciara
Mel Guaraciara
@melguaraciara
Mel Guaraciara é cria de Fortaleza, Ceará, e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua pesquisa acadêmica se concentra na educação escolar indígena. Ademais, no entrelaçar das linguagens artísticas, desvela sua forma de expressão através das linhas têxteis, na modelagem da argila e na fotografia.
Natália Rocha
Natália Rocha
@nataliaroc
Formada em Comunicação Social, trocou o jornalismo pelo cinema em 2009 e, logo após, fez seu primeiro curso de Direção de Fotografia de Cinema em São Paulo. Trabalhou em alguns curtas metragens, foi professora de fotografia em cursos livres da Rede CUCA e no projeto ECOA (Sobral), participou de exposições coletivas com trabalhos fotográficos e de videoarte. Tem se dedicado ao estudo e pesquisa da fotografia autoral com trabalhos que questionam e elaboram uma poética sobre a relação do humano com a natureza e conceitos globais de ecologia. Em 2020 ganhou o prêmio "Em Torno de Mim Para Guardar", da Imagem Brasil Galeria, e em 2024 ficou entre as dez fotografias finalistas do Fes...
Nívia Uchôa
Nívia Uchôa
@niviauchoa
Nívia Uchôa, licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA, é fotógrafa e cineasta. Foi professora substituta no Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau Universidade Regional do Cariri – URCA. É proprietária da produtora Poesia da Luz de imagens e produções. Idealizadora e curadora do FotoKariri Festival de fotografia do Cariri e da Galeria virtual Ao Redor e de Conversas Fotográficas. Autora do livro Água pra que te quero! 1° e 2° Ed., é membra da Frente Mulheres do Cariri, da Rede de Produtores de Fotografia do Brasil, Fórum de fotografia Ceará, dos coletivos bando. FotoCrato, Quadrilha fotográfica, Ceavi Audiovisual Indepe...
Ozeias Araujo
Ozeias Araujo
@ozeiasfotografia
Natural do estado do Maranhão, nasceu no interior da cidade de Tuntum. Em 2009 aos seus 12 anos seus pais decidem vir para Fortaleza atrás de melhoria de vida. No ano de 2019, deu início a sua carreira artística, sem familiares na área, sua única referência foi o Hip Hop. Conheceu as formações da Rede Cuca e decidiu fazer cursos de fotografia, aproveitou todos os cursos da área possíveis. Em 2023, realizou seu primeiro projeto “Olharte: fotografia, rima e poesia” com Leandra Costa, no mesmo ano também entrou para o Coletivo Barramar, onde faz parte até hoje.
Rafael Vilarouca
Rafael Vilarouca
@rafaelvilarouca
Régis Amora
Régis Amora
@regisamora
Artista que investiga as relações entre arquivo, memória e performatividades de gênero. Membro fundador do Descoletivo. Finalista do prêmio La Salita, na Espanha. Em 2016 participa do Outono Fotográfico com Cine Casa, na Galícia. Em 2018 é premiado no 69º Salão de Abril com o trabalho CINE CASA. Em 2022 lança o fotolivro Atlas drag pela editora {lp} press. No mesmo ano, vence o Prêmio Lovely na categoria Fotolivro com o trabalho Cine Casa.
Regivaldo Freitas
Regivaldo Freitas
@vaivendo.arte
RegivaldoFreitas, fotógrafo há 25 anos Técnico de Laboratório fotográfico do curso de Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo) na Universidade de Fortaleza - Unifor de 1999 a 2003. Fotógrafo do Centro Dragão do mar de arte e cultura de 2004 a 2007.
Fotógrafo dos livros “Memória da Comércio Cearense” e “Memória da construção civil do Estado do Ceara” ambos da antropóloga Claudia Leitão. Fotógrafo da exposição “Ambulantes de Fortaleza” Do artista plástico Sérgio Pinheiro no ano de 2005. Contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de fotografia no ano de 2006, com a publica&cce...
Sabrina Moura
Sabrina Moura
@sabrina_moura
Sou fotógrafa e professora. Desenvolvo processos experimentais de fotografia analógica, tais como a Cianotipia, a Fitotipia e a Antotipia, dentre outras técnicas. O meu trabalho está ligado às minhas memória afetivas e ancestralidade. Trabalhando como professora, venho me interessando em desenvolver vivências na área da arte educação utilizando a fotografia experimental como dispositivo. Nesse processo já realizei a Vivência em Antotipia para Crianças na Creche Municipal Joaquim Nogueira, em Fortaleza. Ministrei também a Vivência em Cianotipia no campus do IFCE de Canindé e na Caixa Cultural de Fortaleza. Minha produç&atil...
Samuel Macedo
Samuel Macedo
@samuelmacedo_fotografo
Fotógrafo e viajante, Samuel Macedo é um cearense do mundo. Ainda menino descobriu sua fascinação pela imagem através de seu avô, inventor nato de traquitanas fantásticas, onde em sua oficina gestou a primeira câmera de Samuel, uma pinhole. Sua formação teve início na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, mas foi observando os muitos personagens que povoam seu território e andando nas margens, que aprendeu a flagrar o etnográfico e o poético, percebendo em traços e gestos, narrativas das gentes do Brasil a fora. Em 2023, inaugurou sua primeira exposição individual, Encantarias Cariri. Com retratos de mestres e m...
Sandy Albuquerque
Sandy Albuquerque
@sandyfalb
Natural de Fortaleza - CE, gosta de pensar a fotografia como uma forma de impulsionar possibilidades e descentralizar a produção de imagem para movimentar a vida. Tem como norte as inventividades populares que habitam as ruas periféricas, às considerando uma linguagem de característica territorial singular como rastros de gente.
Sérgio Carvalho
Sérgio Carvalho
@sergiocarvalho_fotografia
Fotodocumentarista, desenvolve projetos de longa duração, com forte influência humanista, utilizando preferencialmente o fotolivro para construção de narrativas visuais. Livros publicados: 1.Docas do Mucuripe(2010), em co-autoria com Paulo Gutemberg, 2.Retrato Escravo(2010), em co-autoria com João Roberto Ripper, 3.Barbearia do Tempo(2011). 4. Às vezes, criança – Um quase retrato de uma infância roubada(2012), 5. Homens-Caranguejo(2013 - coletivo), 6. Sereias(2016), em co-autoria com Fernanda Oliveira, 7. Barreiro Branco(2018), 8. Santo Sertão(2021) e 9. Oficina do Suor(2023).
Thaís Mesquita
Thaís Mesquita
@thaismesquita_
Fotógrafa, publicitária e pós-graduada em gestão e negócios de moda. Foi facilitadora de cursos nas áreas de fotografia, edição e moda. Trabalhou 3 anos como fotojornalista do Grupo de Comunicação O POVO e é atualmente uma das fotógrafas oficiais do DFB Festival.
Ulisses Narciso
Ulisses Narciso
@ulissesnarciso
Ulisses Narciso fotografa desde 1995; fez o curso da Casa Amarela - 1998, ganhou prêmios de fotografia (IV Festival UFC de Cultura - 1996, Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia: “Queremos Chuva” - 1998) e ficou entre os 150 fotógrafos brasileiros no concurso internacional “35 Internacional Photography Awards” - 2022; participou de mostras coletivas: Diversidade 2006/2007, Fortaleza 283 Olhares – 2009; Ceará de Lutas - 2022; realizou duas exposições individuais: “Cal-vário: a pedra, o fogo, o homem” - 2012 e “Jangurussu: o abraço do olhar” - 2016. Foi professor de fotografia no SENAC e da InfinitySchool; ministrou curso Fotografia Profissional ofertado pela E...
Valdir Machado
Valdir Machado
@valdirmachadoneto
Autodidata, entende a sua fotografia como um meio para e de intervenção, por meio do qual esmiuça o seu cotidiano e entorno, mergulha nos seu passado e em suas memórias. Participou de variadas exposições coletivas, a exemplo das edições de 2015 e 2017 do Encontros de Agosto, dos Festivais Verbo Ver e Solar, todos em Fortaleza. Foi por três vezes finalista do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, premiado pelo Edital "Arte como Respiro", do Itaú Cultural, e integrou a edição número 11 da Revista Sueño de la Razón. Foi colaborador da Revista Vós, na qual co-assinava a coluna ISO, e foi Diretor Executivo do Instituto da Fotografia nas g...
Vitória Pereira
Vitória Pereira
@vihtrini
Vitória Pereira, Cientista Social (UECE), integra o Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS). Fotografa com interesse na criação de imagens de corpos-territórios condenados ao fim pelo projeto eugênico de nação brasileira. Moradora do Grande Mucuripe, começou seu trabalho atravessando as instituições públicas de ensino que regem os circuitos de arte da cidade. Artista visual com experimentações têxteis no Ateliê Vihtrini. Faz arte sem heranças patrimoniais colonialistas.
SERVIÇO
QUANDO Abertura no dia 11 de dezembro, quarta, às 17h
HORÁRIO Na semana de abertura, visitação de quinta-feira das 10h às 22h, sexta e sábado de 10h às 23h, e no domingo, das 10h às 16h, com acesso até 15h30
ONDE Estação das Artes - Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro, Fortaleza - CE, 60020-000
GRATUITO. LIVRE.