O 3º Fotofestival SOLAR, que acontecerá de 11 a 15 de dezembro em Fortaleza e no Cariri, promoverá um ciclo de conversas que irão reunir grandes nomes da fotografia, da cultura e da política, tanto do Brasil quanto do exterior. As conversas acontecerão em diversos equipamentos culturais de Fortaleza, incluindo a KUYA - Centro de Design do Ceará, o Museu da Imagem e do Som do Ceará e a Pinacoteca do Ceará, e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube do Fotofestival SOLAR, com tradução em Libras.
O festival, realizado em parceria entre a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e o Instituto Mirante de Cultura e Arte, reúne exposições, oficinas, música, gastronomia e, especialmente, uma série de conversas que proporcionarão um espaço de diálogos sobre a fotografia e suas confluências com outras formas de arte e expressão política.
O ciclo de conversas faz parte da programação gratuita do evento e tem como convidados nomes de destaque como João Moreira Salles, Jorge Bodanzky, Ana Vitório, Rosângela Rennó, Joaquim Paiva, Alfredo Jaar e muitos outros.
Tiago Santana, diretor do 3º Fotofestival SOLAR, conta que as rodas de conversas são um dos momentos mais aguardados do festival, pois abrem espaços privilegiados para o debate, onde a fotografia vai além da imagem conectando questões sociais e políticas, provocando reflexões que contribuem para o fortalecimento da cultura fotográfica no Brasil.
“As rodas de conversa abrangem temas como, por exemplo, a fotografia no contexto da democracia sul-africana, a relação entre imagem e palavra, o impacto da fotografia nas comunidades indígenas brasileiras, e as tensões políticas e sociais capturadas pelas lentes dos artistas. Com uma programação diversificada e acessível, o festival busca não apenas celebrar a arte fotográfica, mas também provocar reflexões importantes sobre o cenário cultural e político atual”, conta Tiago Santana, diretor do 3º Fotofestival SOLAR
A seguir a programação das rodas de conversas no Fotofestival Solar::
Quinta-feira, 12 de dezembro
Sexta-feira, 13 de dezembro
Sábado, 14 de dezembro
Domingo, 15 de dezembro
Sobre o Fotofestival SOLAR
A primeira edição do SOLAR ocorreu em dezembro de 2018 e ocupou diversos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com atividades formativas e cinco exposições, com convidados nacionais e internacionais. A segunda edição, que ocorreria em dezembro de 2020, foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Nesse intervalo, o SOLAR esteve presente na Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2019. Em 2020, integrou a idealização do projeto “Por dentro de um tempo suspenso”, realizado em parceria com outras iniciativas nacionais, como o Fotorio, o Festival de Fotografia de Tiradentes e a DocGaleria. Em 2021, articulou a itinerância da exposição Terra em Transe, concebida pelo SOLAR em 2018, com curadoria de Diógenes Moura, para o Museu Afro Brasil, em São Paulo, onde recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA de melhor Exposição de Fotografia do ano.
A semana de abertura da segunda edição do Fotofestival SOLAR ocorreu de 7 a 11 de dezembro de 2022, e reuniu fotógrafos, pesquisadores, curadores, artistas e o público em geral, em uma ampla programação gratuita. Além de realizar atividades de formação, apresentação de portfólios, projeções e debates, o SOLAR contou com exposições em diferentes espaços do Complexo Cultural Estação das Artes — Pinacoteca do Ceará, Centro de Design, Estação das Artes e Mercado AlimentaCE — e do Museu da Imagem e do Som do Ceará, instituições que integram a RECE, geridas em parceria com o Instituto Mirante. As ações seguiram até maio de 2023. Esta parceria reforça a atuação em rede dos equipamentos culturais do Estado, trazendo ainda mais impacto às iniciativas e aumentando o alcance e a diversidade de públicos.
Em 2022, além das 7 exposições, ocorreram 15 mesas, 8 oficinas, apresentação de portfólios com premiação, apresentações culturais e lançamentos de livros. Ao longo do período de exibição, foram realizadas várias visitas mediadas aos espaços expositivos. Para marcar o encerramento da exposição Negros na Piscina, entre 24 e 29 de abril de 2023, a Pinacoteca do Ceará realizou um seminário com participação de curadores, artistas e pesquisadores, além de uma oficina de fotografia documental, em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Na Estação das Artes, aconteceu a festa Baile Preto.
O SOLAR contou com 60 convidados nacionais e internacionais, entre eles a espanhola Cristina de Middel, diretora da Agência Magnum; o nigeriano Azu Nwagbogu, diretor da Africa Artists Foundation; e a mexicana Graciela Iturbide, um ícone da fotografia latino-americana e mundial. Além desses convidados, houve a participação de, aproximadamente, 300 pessoas que também atuaram de forma remunerada, direta e indiretamente, na realização do SOLAR, profissionais de diversas áreas do campo cultural, como produção, comunicação, curadoria, montagem, educação, transporte, entre outras.
Estima-se que, de dezembro de 2022 a maio de 2023, as ações realizadas pelo Fotofestival SOLAR impactaram, diretamente, um público de 65 mil pessoas. A maior parte das ações de formação foi transmitida online pelo canal do YouTube do SOLAR, da Pinacoteca e da Secretaria da Cultura do Ceará. As atividades contaram com a presença de intérpretes de Libras, tornando o evento mais acessível para diversos públicos. Nesse período, foram alcançadas 2.125 visualizações. Os vídeos seguem disponíveis e podem ser acessados gratuitamente no canal do Fotofestival SOLAR.
Endereços e horários de funcionamento para o público
11 a 15 de dezembro de 2024 (quarta a domingo)
Pinacoteca do Ceará
Rua 24 de Maio, S/N - Centro, Fortaleza
Quarta a sábado, de 12h* às 21h, com acesso até 20h30
Domingo, de 9h às 20h, com acesso até 19h30
*Para as oficinas, o Ateliê da Pinacoteca abrirá às 9h, com acesso restrito a pessoas já selecionadas para participação
KUYA - Centro de Design do Ceará
Rua Senador Jaguaribe, 323 - Moura Brasil
Quarta, de 17h às 20h, com acesso até 19h30
Quinta, de 12h às 20h, com acesso até 19h30
Sexta, de 10h às 20h, com acesso até 19h30
Sábado, de 10h às 20h, com acesso até 19h30
Domingo, de 10h às 16h, com acesso até 19h30
*Para as oficinas, a KUYA abrirá às 9h, com acesso restrito a pessoas já selecionadas para participação
MIS – Museu da Imagem e do Som do Ceará
Avenida Barão de Studart, 410, Meireles, Fortaleza
Quarta, de 10h às 18h, com acesso até 17h30
Quinta-feira, de 13h às 21h, com acesso até 20h30
Sexta a domingo, de 13h às 20h, com acesso até 19h30
SERVIÇO
Fotofestival SOLAR 2024
Quando: de 11 a 15 de dezembro de 2024
ACESSO: Gratuito. Livre.
Confira a programação completa: